Saúde dos olhos: saiba como cuidar de sua visão

0
11
Saúde dos olhos

Cuidar da saúde dos olhos é importantíssimo. A visão é um dos sentidos mais importantes e um dos mais sensíveis. Apesar de sua relevância, muitas das vezes é negligenciada e não possui a atenção e os cuidados que merece, só os recebendo quando é perceptível algum sintoma ou alguma perda. Ao contrário de perdas como a do dente, que possui a solução do implante dentário, a perda, uma vez total, da visão não possui reposição.

Pela saúde da visão, os cuidados mais simples fazem grande diferença, seja em período curto ou a longo prazo. Algumas medidas devem ser realizadas diariamente para prevenir demais problemas e assegurar que os que já existam não sejam agravados.

A saúde dos olhos depende diretamente dos seus hábitos, uma vez danosos, podem causar sérias consequências. Então fique atento quanto aos cuidados a seguir:

Exames oftalmológicos em dia

Já que se trata de um dano irrecuperável, o principal cuidado é a prevenção. Manter a periodicidade dos exames oftalmológicos, na frequência indicada pelo profissional especialista é capaz de barrar e diminuir o impacto de diversos danos.

Certas doenças oculares crônicas, tais como a glaucoma, a retinopatia diabética e a degeneração macular são comumente impossíveis de serem detectadas em suas fases iniciais, já que não possuem sintomas perceptíveis, reforçando a importância dos exames preventivos.

Invista em hábitos saudáveis

Uma dieta saudável e controlada é um dos pilares da melhor qualidade de vida e da saúde geral. Com isso, o olho não é uma exceção e a boa alimentação reflete diretamente e positivamente na saúde do olhar.

Caso você esteja protegido contra doenças sistêmicas, capazes de atingir diversos órgãos do organismo, como o diabetes e a hipertensão, está livre de futuros danos oculares e relacionados a eles, tais como a retinopatia hipertensiva e a diabética. A melhor opção de precaução a doenças como essas é a uma dieta pobre em açúcares, carboidratos e gordura, mas rica em nutrientes e vitaminas.

Quem se alimenta de forma equilibrada, mantém demais hábitos saudáveis com facilidade, tal como o uso do protetor solar e evitar a exposição desnecessária a luz do sol. A alimentação saudável também previne a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), uma das principais causas da cegueira em pessoas com mais de 50 anos.

Uso dos óculos de sol

O uso dos óculos de sol não são apenas algo referente a estilo ou a preferência, mas se refere a uma das mais eficientes proteções ao nosso olhar. Se escolhidos de forma correta, protegem a retina das radiações solares e de vários danos e problemas quanto a visão, como a catarata.

Quando for comprar seus óculos tenha atenção, certifique de que o modelo escolhido apresenta um selo de qualidade que garanta a proteção a visão contra os raios ultravioletas pelas lentes. Não realize a compra daqueles sem garantia, mesmo se o modelo te agradar, eles podem te trazer mais danos do que benefícios.

Assim como o protetor solar, o uso dos óculos de sol não é necessário apenas nos dias quentes de verão, mas em todos os dias, sejam em chuvosos ou no inverno, já que ainda há a exposição aos raios ultravioletas e a possível incidência de prejuízos.

Conheça sua genética

Procure saber se parentes próximos já desenvolveram problemas oculares e se sim, quais foram, doenças oculares costumam ser passadas geneticamente, mas não é algo garantido. A presença da análise do histórico familiar ajuda o oftalmologista a personalizar o seu tratamento, se baseando nas referências coletadas e nos sintomas apresentados. Dessa forma, se sabe quais medidas preventivas tomar e na obtenção de um diagnóstico precoce.

Uso controlado de eletrônicos

Se você passa muito tempo na frente da tela do celular e do computador, tende a manter os olhos mais abertos e piscar menos vezes. Essa atitude permite que a lubrificação natural do globo ocular, fundamental para a saúde dos olhos, seja reduzida.

Procure piscar mais vezes, fazendo pausas de 20 segundos a cada 20 minutos que olhar a tela, essa prática evita os problemas oftalmológicos. É importante manter uma distância de 50 centímetros do monitor e, se indicado pelo médico especialista, usar um colírio. Ainda, se preocupe em ajustar as configurações da tela do aparelho, diminuindo o brilho quando a incidência de luz for muito alta.

Não usar colírio sem indicação

Só faça o uso do colírio se indicado pelo seu oftalmologista. O uso desse produto sem indicação médica pode trazer uma série de complicações para a sua visão. O colírio é uma espécie medicamento, somente sendo receitado se a situação especifica exigir. Não se automedique e evite problemas futuros.

Evite coçar os olhos

Mesmo com o desconforto e incômodo que a coceira nos olhos causa, o ato de coçar pode ser extremamente danoso e precisa ser contido. A pressão em cima do globo ocular pode influenciar diversos problemas como o astigmatismo, ceratocone, o deslocamento da retina, entre outros.

Outro fator a ser evidenciado é o de nossas mãos transportarem sujeiras e vários microrganismos, o que pode fazer com que desencadeie doenças, ainda mais em uma região tão sensível como os olhos. Em casos de coceira, pisque os olhos várias vezes para aliviá-la e, se ela não passar, lave-os com água para que a partícula intrusa seja retirada.

Tenha seu tempo de descanso

É importante fazer pausas quando estiver passando um tempo considerável na frente do computador ou celular. Com esse tempo seus olhos se hidratam da maneira correta e descansam da luz intensa.

Respeite também o seu tempo de sono, todo o organismo merece esse momento para que suas energias sejam recuperadas. Assim, um sono regulado e com horas suficientes para que a recuperação seja completa, influencia na saúde dos olhos, evitando problemas como a fadiga ocular.

Outros cuidados como a abstinência do tabaco, prática de atividades físicas e o corte do consumo de açúcares também se ligam diretamente a saúde dos olhos, já que para uma visão saudável é preciso manter o organismo saudável. Siga esses cuidados no dia-a-dia, mantenha contato com o oftalmologista e garanta a proteção de sua visão.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here