Saúde da coluna: saiba como manter a boa postura

0
17
Saúde da coluna

Manter uma boa postura está bem além de ser um fator estético como um clareamento dental, está relacionada a saúde geral do seu corpo, influenciando tanto o físico como o psicológico. Quando ocorre um acidente e há o envolvimento da coluna, é a condição das vértebras que determinam a gravidade das sequelas, mostrando como o seu bom estado é importante.

Caso haja uma lesão na região, as implicações podem ir de dores dorsais, lombares e cervicais. Uma das principais razões de consultas médicas no mundo, à perda de movimento de membros como braços e pernas, podendo até mesmo causar problemas respiratórios, renais e cardiovasculares, e assim impedindo a funcionalidade dos órgãos.

Portanto, cuidar da coluna e prezar por uma boa postura é precaver que todo o corpo esteja em boa condição. Leia mais sobre a importância da coluna para o nosso bem-estar:

Qual a função da coluna vertebral?

A coluna vertebral participa do nosso sistema nervoso. É formada por 33 vértebras alternadas com discos intervertebrais que se associam para que o tronco tenha mobilidade. Cada vértebra é unida a uma costela e assim formam uma grande proteção contra choques mecânicos que envolvem os pulmões e o coração. O esqueleto da coluna reverte também os nervos espinhais e a medula espinhal, além de apresentar um papel importante na mobilidade das pernas e braços.

O sistema nervoso é um extenso complexo de comunicação entre todas as células do corpo e o cérebro, apresentando uma rede e distribuindo informações a todo momento e para todo o organismo. Quando alguma das vértebras pertencentes a coluna perde o seu posicionamento devido, começa a influenciar nos impulsos desse sistema.

Os desacertos e danos nas vértebras que levar a essas intervenções são chamadas pela quiropraxia de subluxação vertebral. As subluxações prejudicam a comunicação do sistema nervoso e barram a capacidade de funcionamento do corpo e sua inteligência conata.

Problemas causados pela má postura

A falta de atenção quanto a saúde da coluna pode levar a uma série de inadequações nas articulações e vértebras, e assim levar a uma série de problemas a saúde física e psicológica, intervindo negativamente na qualidade de vida.

Alguns dos problemas que podem se desenvolver através de problemas na coluna são: doenças físicas como dores no pescoço, lombar e dorso, além de danos na circulação e problemas respiratórios e doenças psíquicas como o estresse, a ansiedade e a depressão. A perda da qualidade de vida causada pelos problemas na estrutura vertebral pode ser relacionada ao cansaço, fadiga, bipolaridade de humor, baixa produtividade, insônia e má qualidade do sono.

Precauções a saúde da coluna

O bom funcionamento do nosso organismo é dependente da saúde da estrutura da coluna, por esse motivo, é essencial que criemos o hábito de zelar por ela e não apenas em momentos de dor ou quando os problemas já estiverem sido desenvolvidos.

Um estilo de vida mais saudável com a prática de exercícios físicos, uma alimentação mais regrada, e com uma rotina de terapias como a quiropraxia. Especializada em subluxações da coluna, é a melhor alternativa para precaver de futuros problemas ao nosso físico e mente.

Há uma série de atitudes que se podem ser aderidas para se prevenir os danos causados pelas interferências da comunicação do organismo, como:

Evitar dormir de bruços;

Flexionar as pernas ao levantar um objeto;

Aderir preferencialmente um colchão ortopédico ou semi-ortopédico;

Não carregar sacolas ou mochilas somente de um lado;

Exercer atividades com o tronco inclinado;

Contrair os músculos da barriga e das nádegas ao ficar em pé.

No trabalho pelo computador, mantenha a coluna reta e apoiada no encosto da cadeira, mantendo as pernas abaixo da mesa sem se cruzarem. Na hora de dormir, outros cuidados como posicionar o travesseiro entre a cabeça e o ombro, e entre as pernas ao dormir de lado, e embaixo dos joelhos e cabeça ao dormir de barriga para cima são indicados. O colchão deve ser da altura entre o ombro e a cabeça.

Procure um especialista para saber como está a situação de sua estrutura vertebral. Quando se tem uma coluna reta e em boas condições, nosso corpo agradece com um bom rendimento e uma recuperação rápida. Desse modo, nossa qualidade de vida é potencializada assim como sua longevidade.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here