Conheça os efeitos de remédios tarja preta

0
12
remédios tarja preta

Os remédios apresentam a tarja preta quando oferecem um maior risco a saúde do consumidor. Possuem em sua embalagem a frase “Venda sob prescrição médica, o abuso deste medicamento pode causar dependência” que remete justamente a necessidade da receita médica de cor azul, que permanece na farmácia. Além disso, os remédios que apresentam a tarja preta podem levar ao vício citado e a danos como o escurecimento dos dentes, fazendo necessário procedimentos como o clareamento dental.

Esse tipo de remédio também é controlado pelo Ministério da Saúde, já que apresentam diversos efeitos colaterais e contraindicações em comparação aos de tarja vermelha ou sem tarja. Possuem uma ação sedativa ou instigante sobre o sistema nervoso central, fazendo com que a pessoa seja suscetível a uma série de perigos e precise seguir rigorosamente a recomendação do médico. Veja quais são esses riscos à saúde e os demais efeitos desses medicamentos:

Quais são os remédios de tarja preta?

Os medicamentos de tarja preta são qualificados como sendo psicotrópicos, também reconhecidos como remédios psicoativos. Se tratam de um conjunto de substâncias ativas que agem no sistema nervoso central e alternam os processos mentais, as emoções e os comportamentos, levando ao ciclo vicioso.

Geralmente, os medicamentos psicotrópicos são receitados para enfermidades do sistema nervoso como a insônia, o estresse, a ansiedade, depressão, entre outras. Caso utilizados incorretamente, podem influenciar o aumento da frequência cardíaca, alucinações, a dificuldade para manter o foco, o desequilíbrio emocional, alternações em comportamentos relacionados ao apetite e peso, etc.

Diferenças entre tarja preta e tarja vermelha

Os medicamentos de tarja vermelha também necessitam da receita do médico para serem levados para casa, contudo, essa receita não precisa ser especial. Apesar disso, os efeitos colaterais, as contraindicações e a probabilidade de dependência não possuem a gravidade dos de tarja preta.

Já os medicamentos que não possuem tarja de cor alguma não precisam da receita médica para ser efetuada a compra, pois possuem um menor risco de incidência de efeitos colaterais ou de possuir contraindicações.

Consequências do uso ininterrupto de remédios tarja preta

Pelo fato de serem medicamentos capazes de atingir o desempenho do organismo, é imaginável que influenciem efeitos colaterais. Outras consequências desse medicamento, além da dependência citada, são:

Sono frequente

A ingestão de remédios tarja preta pode fazer com que a pessoa sinta mais sono, não apenas no horário de adormecer. Ainda que tenha tido uma noite agradável de descanso, o sono persiste ao longo de todo o dia, fazendo com que a pessoa fique menos produtiva. Esse efeito pode interferir negativamente tanto na vida pessoal quanto na profissional, já que o sono diminui o foco e permite a impercepção de erros.

Ganho de peso

Os medicamentos tarja preta são os motivos que implicam na conservação de líquido no organismo, além de ajudar nas mutações do metabolismo e no aumento do apetite. No momento que esses efeitos atingem o corpo em conjunto, eles danificam completamente o seu equilíbrio.

Desse modo, o desejo de comer agrupado com uma atividade metabólica demorada colabora com que o indivíduo consuma uma menor quantidade de energia e ingira uma maior de alimentos, ganhando peso.

Tratamentos recomendados para suportar a ausência de remédios tarja preta

Após compreender as consequências do uso frequente e sem final delimitado dos remédios de tarja preta, você percebeu suas consideráveis implicações. Veja as principais formas de se livrar de vez da dependência desse medicamento:

Busque por auxílio psicológico

O primeiro da listagem e uma das ações mais importantes é buscar ajuda psicológica, o psicólogo é um forte apoio a quem precisa se livrar de um vício. Nas consultas com esse especialista você vai aprender a raiz de seu problema e a como superá-la, e através de algumas indicações, superar gradualmente a dependência. Cada caso apresenta sua particularidade e são analisados e prosseguidos de maneira singular pelo profissional.

Contate uma clínica de recuperação

Se você perceber que apenas o apoio de um psicólogo não apresentará resultados, contate uma clínica de recuperação. É nessas clínicas que você estará imerso a sua recuperação, juntamente com um grupo de especialistas em auxiliar pessoas dependentes nesse processo.

Conte com seus familiares e amigos

O processo de superação de um vício é um dilema muito complicado e é justamente por isso que necessitamos do apoio e motivação das pessoas que nos cercam diariamente. Conte com o apoio de quem você ama, toda motivação e suporte é acolhida e pode colaborar e muito para um processo tranquilo e com o rápido sucesso do tratamento.

Tenha em mente que esses medicamentos se tratam de substâncias fortes e que auxiliam na ação química do cérebro, implicando em graves complicações. Se o uso for realmente necessário, deve ser feito de forma controlada e sob o acompanhamento médico, sempre seguindo suas prescrições e orientações. No primeiro momento, o uso desses remédios pode trazer resultados, porém, deve se levar em conta seus diversos prejuízos futuros.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here