Qualidade do sono

A qualidade do sono, assim como a boa alimentação e a prática de exercícios é essencial para nossa saúde. Com a agenda lotada e com o estresse cotidiano, o descanso é diretamente afetado, e assim, surgem distúrbios como a insônia e a apneia.

A importância de ter boas noites de sono também é refletida no bom humor e na motivação do dia-a-dia, que são resultados da reposição devida de energia.

Dormir com qualidade é a fórmula para se ter um bom rendimento e para levar a vida de forma mais leve, positiva e saudável. Assim como procedimentos estéticos, como o invisalign, dormir bem é a chave de uma boa autoestima:

A importância de uma boa noite de sono

A importância de um bom descanso se baseia principalmente na reposição de energia que necessitamos para realizar nossas atividades cotidianas. Uma vez que não vemos a qualidade de sono como uma de nossas prioridades, afetamos o nosso rendimento.

É durante o repouso que as secreções de hormônios são liberadas e as células restauradas, além de que é nesse tempo que as memórias feitas no dia se concretizam no cérebro. A renovação de energia noturna também tem como propriedade o fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo a incidência de certas enfermidades.

O indicado é que o horário perdure de 6 a 8 horas para que os efeitos e benefícios do sono sejam percebidos. No entanto, para que essas horas sejam suficientes, deve-se haver também uma preocupação com alguns fatores externos.

Como ter um sono de qualidade?

Como dito, a qualidade do sono não depende apenas da duração, mas também do ambiente, das ações prévias e da alimentação. Conheça as principais observações:

Evitar contato com eletrodomésticos

Dentre as preocupações na hora de dormir estão o contato com eletrodomésticos, que por sua vez devem ser evitados momentos antes de se deitar. Os aparelhos eletrônicos devem ser desligados pelo menos 30 minutos antes.

Aparelhos luminosos e celulares também devem ser evitados, fazendo com que o corpo já relaxe para que haja um melhor descanso. Caso seja necessário, escutar uma música ambiente pode contar a agitação.

Conforto

Para que o corpo relaxe de vez é muito importante que a combinação do colchão, do travesseiro, da fronha e do cobertor resultem em um local confortável. A ausência de luz também colabora para um ambiente mais agradável e para um adormecer mais fácil.

Na avaliação do seu quarto, se preocupe na retirada de objetos que possam te distrair durante à noite.

Cuidados com a alimentação

Quanto à alimentação, deve-se evitar o consumo de comidas com alto teor calórico momentos antes de ir para a cama. Alimentos muito gordurosos devem ser substituídos por aqueles que contenham boa quantidade de triptofano, de magnésio ou vitamina B6, já que auxiliam a sintetização da serotonina e induzem ao adormecer.

Refeições noturnas, como o jantar, devem priorizar alimentos naturais e leves e que sejam de fácil digestão e metabolismo.

Atividades relaxantes

Práticas de atividades que visem o equilíbrio e a harmonia corporal são ótimas maneiras de preparar e recompor o seu corpo e mente. Exercícios de Yoga, Pilates e meditação são algumas das execuções que podem ser adotadas em horários noturnos.

Além disso, essas práticas relaxantes permitem que aflições, pensamentos e memórias estressantes que possam ocupar a mente nesse momento inoportuno sejam sanadas pela tranquilidade e a concentração que essas execuções exigem.

Atividades físicas

As atividades físicas, por sua vez, colaboram com a qualidade do descanso já que em sua prática gasta uma grande quantidade de energia. O cansaço resultante do esforço físico implica na vontade de dormir e de repor a energia perdida.

O indicado é que a prática de atividade física seja feita ao menos 30 minutos por dia, em um horário que preserve um bom horário de folga.

Manter o sono regulado

Para a boa qualidade do sono também é importante que se tenha uma rotina. Além da duração, dormir sempre no mesmo horário faz com que o seu corpo se acostume e comece a se sentir cansado perto da hora estipulada.

Existem aplicativos que organizam o sono e possuem funções que medem e realizam esse controle. Programar alarmes no horário de ir para cama, além do de se levantar, é uma opção ainda mais prática.

Logo, para dormir bem é necessário prezar por bons hábitos, são eles os fatores que regulam e estabelecem a nossa saúde geral. São esses pequenos cuidados e medidas cotidianas que tornam possível um repouso renovador e um envelhecimento saudável.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *