É surreal ver que há 30 anos atrás, fumar em ambientes fechados e propaganda de cigarro eram coisas normais.

Pior ainda é descobrir que há 50 anos atrás, o cigarro era visto como um benefício para saúde, famosas marcas utilizavam até de médicos para anunciar seus cigarros.

Hoje em dia, é sabido que o cigarro não traz nenhum benefício sequer para a saúde.

O vício e a dependência são um grande problema que aflige a sociedade e ainda é a causa de muitos óbitos por todo o mundo onde há uma forte campanha internacional, o stop smoking.

Para você ter uma ideia do malefício que o cigarro traz, saiba que em uma única tragada, a pessoa está inalando mais de 4.720 substâncias tóxicas como monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína, naftalina e fósforo (para matar rato).

Além de outras 43 substâncias cancerígenas como: arsênio, níquel, benzopireno, cádmio, chumbo, resíduos de agrotóxicos além de substâncias radioativas como o Polônio 210.

Se já não bastasse o fósforo para acender, o cigarro em si já tem a substância.

Para os fumantes, isqueiros como isqueiro maçaricoking blunt ou seda smoking, são acessórios essenciais no seu dia a dia. Mas não fumar é o ideal.

Hoje em dia, existe uma série de medidas que fazem a prática do fumo ser um pouco mais inibida, como a proibição de fumar em locais fechados, bem como ônibus, bancos, cinemas, teatros e outro qualquer tipo de lugar comum.

Só o fato de não se pode fumar em locais fechados diminui drasticamente a quantidade de cigarros que uma pessoa pode fumar.

Levando em conta que essa pessoa precisa trabalhar em um local fechado, por exemplo, só consegue fumar se sair do local.

Quais os malefícios para a vida de quem consome tabaco?

Essa é a causa direta de mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica, que é a bronquite e enfisema pulmonar.

Como também por diferentes tipos de câncer como o de pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo de útero, estômago e fígado.

O cigarro ainda causa doença coronariana como angina e infarto, doenças cerebrovasculares como o acidente vascular cerebral como aumenta o risco de desenvolver doenças como tuberculose, infecção respiratória, úlcera gastrintestinal, infertilidade, osteoporose e outras doenças. Por prejudicar a circulação sanguínea, o cigarro ainda causa impotência sexual nos homens.

Quando você parar de fumar, em coisa de minutos a sua pressão já volta ao normal.

Em um ano você já reduz o risco de problemas cardíacos, em 5 anos, o risco de diversos tipos de câncer é o mesmo de um não fumante. Enfim, aos poucos, tudo volta ao normal e você se livra desse vício.

Deu para perceber o quanto o tabaco pode fazer mal para a vida de uma pessoa? Se você começou a fumar por agora, pare o quanto antes.

Se você já é fumante de longa data e tem muita vontade de parar, procure uma ajuda para poder se livrar do tabaco.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *