placa de acrílico

dentista2

Placa de acrílico são acessórios de acrílico moldados na arcada dentária para o tratamento de distúrbios como o bruxismo. É por elas que sintomas decorrentes, como o ranger de dentes, são aliviados.

Mesmo sendo de uso questionável por sua aparência simples, sua utilização é amplamente indicada nesses casos, que requerem a mediação de um odontologista.

Saiba mais sobre a placa de acrílico e suas particularidades. Boa leitura!

Aqui você vai encontrar:

Placa de acrílico, o que é?

A placa de acrílico, também chamada de placa miorrelaxante ou de mordida, se trata de um dispositivo móvel de encaixe exato no formato da arcada do paciente.

Tem como principal recomendação o tratamento do bruxismo, evitando complicações que envolvam desgastes dentários, a dor e tensão da boca, mandíbula e cabeça.

O seu uso é bem prático e acessível, sendo comum durante a noite, período em que os surtos se mostram mais frequentes. A placa visa a perda de contato da arcada superior com a arcada inferior, fazendo com que elas percam contato.

Através desse tratamento, pode se evitar outras consequências do ranger de dentes, como problemas de mordida aberta anterior, migrações dentárias e extrusões.

A placa de bruxismo, além de ser confeccionada em acrílico, que é o caso mais comum, pode também ser feita por silicone. Entretanto, a resina acrílica continua ganhando em termos de rigidez e espessura.

A placa de silicone, por sua vez, não é capaz de impedir que os dentes se colidam, podendo se danificar facilmente, perdendo a sua funcionalidade quanto a mastigação e a estabilização da ATM-articulação temporomandibular.

dentista1
placa de acrílico odontológico
Na odontologia, a placa de acrílico está relacionada ao bruxismo e seus sintomas.

Placa de acrílico e o tratamento odontológico do bruxismo

O bruxismo se trata de uma atividade parafuncional ou desordem funcional que está diretamente relacionada ao hábito de ranger os dentes e de serrar a mandíbula. Entre os resultados dessa desordem estão dores de cabeça, na musculatura da mandíbula e o afrouxamento da dentição.

Demais consequências do bruxismo pode-se incluir o impacto estético e funcional que o desgaste dos dentes causa, dificultando até mesmo a fala e a mastigação.

Mesmo não possuindo uma causa específica evidente, o bruxismo está comumente relacionado a constância de momentos estressantes.

Geralmente, as crises do bruxismo ocorrem à noite, o que dificulta a sua percepção. Com isso, se reforça a importância de visitas regulares ao médico e ao dentista para um diagnóstico e tratamento precoce.

Uma vez que o diagnóstico confirme o bruxismo, o dentista indicará o uso da placa de acrílico, que deve ser feito de forma adequada para atingir o resultado. Nesse sentido, essa película tem a finalidade de proteger a dentição e amenizar a pressão e os danos impostos.

Deve-se ter a noção de que o tratamento indicado do bruxismo requer uma abordagem multidisciplinar, que além da odontologia, pode envolver a psicologia, a neurologia, a prática de esporte e a adesão de práticas de relaxamento. A medicação prescrita pelo profissional também é uma das formas de tratamento.

Como funciona o tratamento com a placa de acrílico?

O tratamento do bruxismo pela placa de mordida se baseia, primeiramente, na realização da moldagem dos dentes, que logo após é enviada para um laboratório de prótese. No laboratório ela pode ser criada em silicone ou acrílico, dependendo das particularidades do caso.

Mesmo que a placa de silicone seja a mais confortável e eficiente ao tratamento da DTM-Disfunção da Articulação Temporomandibular, não é tão efetiva quanto. Sua característica porosa permite que microorganismos se proliferem, o que pode influenciar a halitose. Isso faz com que a placa de acrílico seja a mais indicada.

Com a escolha e o acessório pronto, a manutenção deverá ser feita em uma nova consulta. As orientações do dentista devem ser seguidas durante todo o tratamento. Deve-se levar em conta que o distúrbio pode ocorrer também no período diurno e também em decorrência do apertamento dentário.

Consequências da falta do tratamento

Adiar ou ignorar o tratamento, além de intensificar o problema principal, pode influenciar negativamente em uma série de fatores da saúde geral. As dores de cabeça tensionais, por exemplo, são bastante recorrentes em função do bruxismo. São advindas da contração que os músculos da mastigação realizam em excesso.

As dores de cabeça, sem o tratamento específico, podem atingir a face, ouvido, pescoço e ombros. Normalmente, o período em que essas dores são mais intensas é o da manhã, isso tendo em vista que a contração predomina à noite ou à tarde.

Demais complicações relacionadas à evolução do bruxismo estão a dor da articulação da mandíbula, que pode acarretar estalos, o travamento e a restrição do movimento de abertura, fechamento e de deslize para o lado da boca. Ademais, o ranger de dentes constante leva a quebra da dentição.

Quanto aos danos bucais, o bruxismo não possui cura e sim o tratamento, incluindo o pela a placa de acrílico. Dessa forma, subestimar os sinais característicos do bruxismo não é uma opção.

Finalidade da placa de acrílico personalizada

Em suma, as placas de bruxismo de acrílico tem como principal estimulo a proteção contra o desgaste dentário. No entanto, também ajuda quanto ao relaxamento da musculatura da mandíbula e aliviando as articulações têmporo-mandibulares, que estão localizadas em frente aos ouvidos, dos fortes impulsos vindos do estado de não relaxamento da mordida.

O sucesso do tratamento com a placa de acrílico pode determinar o desaparecimento das dores características do bruxismo e das demais disfunções envolvidas.

placa de acrílico preço
O preço da placa de acrílico varia de acordo com a abordagem que o dentista selecionar.

Placa de acrílico, qual o preço?

Por fim, as placas de miorrelaxantes, além dos materiais, também variam de preço justamente por essa escolha. A faixa de preço em que a placa de acrílico se encontra é de R$ 500,00, enquanto a de silicone é de R$ 250,00.

O valor mais elevado da de resina acrílica vem de seu melhor resultado e de sua maior facilidade quanto a higienização, que são perceptíveis na maioria dos casos.

Entretanto, além do preço da placa de acrílico, considere também o valor das consultas, não só com o dentista, e o da manutenção do tratamento.

Bem como, a troca do acessório deve ser a cada seis meses, além de que o paciente deve realizar a sua higienização seguindo as orientações do odontologista, assim como guardá-la em um local propício.

Essa atitude evita que haja a proliferação de bactérias e o surgimento de problemas bucais vindos da formação da placa bacteriana.

Higiene adequada

Logo, tomar os cuidados devidos quanto a limpeza dos dentes ou da placa, é fundamental para evitar que ainda mais complicações apareçam no processo do tratamento.

Especialistas recomendam que se faça o uso de uma escova macia, sendo preferível a aquisição de uma específica para a higienização da placa de bruxismo.

Por conseguinte, a higienização da proteção deve ser feita com um detergente neutro, uma vez que o creme dental possui em sua composição propriedades que podem degradar o acessório.

Além disso, podem-se aderir à rotina limpadores antibacterianos específicos para próteses, devendo a placa ficar de molho por cerca de alguns minutos em uma frequência de uma vez na semana.

Considere que assim como a higiene bucal completa, deve se manter a higiene desse dispositivo móvel diariamente. Ademais, a placa de acrílico deve ser conservada sempre seca e limpa depois de sua remoção.  

Visitas regulares ao dentista

Assim como a higiene bucal completa, com as técnicas adequadas de escovação e o uso diário do fio dental e do enxaguante bucal, e como a higiene devida da placa miorrelaxante, as visitas ao dentista devem ser periódicas para que haja a manutenção da saúde bucal.

É somente por essas visitas que se é feita a avaliação geral da zona bucal, e assim o diagnóstico de problemas e a percepção de complicações no tratamento. O acompanhamento odontológico é essencial para que o tratamento que o profissional requerer seja feito o quanto antes.

Assim sendo, se alcança um sorriso mais bonito e ainda mais saudável.

Garanta mais saúde e qualidade para seu sorriso agendando em uma de nossas clínicas odontológicas OralDents.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

dentista

Fonte clínica odontológica OralDents

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *