Uma ovulação tardia é considerada uma ovulação que ocorre após o período esperado, depois do dia 21 do ciclo menstrual, atrasando a menstruação, mesmo em mulheres que geralmente têm um período menstrual regular.

Geralmente, a ovulação ocorre no meio do ciclo menstrual, que tem normalmente 28 dias, ocorrendo, por isso, por volta do dia 14. No entanto, em alguns casos, pode ocorrer mais tarde devido ao estresse problemas da tireoide ou uso de alguns medicamentos, por exemplo.

Ovulação tardia: o que é, possíveis causas e o que fazer

Possíveis causas

A ovulação pode acontecer após o período previsto devido a diversos fatores, sendo os principais:

  • Estresse, que pode ter um impacto negativo na regulação hormonal;
  • Doença da tireoide, que influencia a glândula pituitária, responsável pela liberação dos hormônios LH e FSH, que estimulam a ovulação;
  • Síndrome dos ovários policísticos, em que há maior produção de testosterona, o que torna o ciclo menstrual irregular;
  • Amamentação, em que há liberação de prolactina, que estimula a produção de leite e pode suprimir a ovulação e a menstruação;
  • Medicamentos e drogas, como determinados antipsicóticos, uso prolongado de alguns anti-inflamatórios não esteroides e consumo de drogas, como maconha e cocaína. 

Apesar da ovulação tardia ser frequentemente associada a situações psicológicas ou hormonais, o atraso na ovulação pode ser considerado normal nos casos em que o ciclo menstrual tem mais de 28 dias, não sendo necessário iniciar tratamento.

Sintomas de ovulação tardia

A ovulação tardia não normalmente não leva ao aparecimento de sinais ou sintomas, no entanto é possível que o fluxo menstrual seja mais intenso, já que há maior produção hormonal antes da ovulação acontecer.

Assim como na ovulação normal, é comum que na ovulação tardia sejam notados sinais que indicam que a ovulação está acontecendo como aumento e alteração do muco cervical, que fica mais transparente e elástico, parecido a clara de ovo, ligeiro aumento da temperatura corporal e uma pequena dor abdominal de um dos lados.

Ovulação tardia dificulta a gravidez?

Se a ovulação ocorre mais tarde que o normal, isso não significa que comprometa a fertilidade. No entanto, em pessoas com ciclo menstrual irregular, será mais difícil de prever quando é o período fértil ou quando ocorre a ovulação. Nestes casos, a mulher pode recorrer a testes de ovulação para identificar o período fértil. Saiba como calcular o período fértil.

O que fazer

É importante que se saiba a duração do ciclo menstrual, isso porque nos ciclos muito longos é comum que a ovulação ocorra mais tardiamente, quando comparado ao ciclo de 28 dias, o que é considerado normal. No entanto, quando a ovulação tardia é constante, é possível que seja devido a outras situações, sendo importante que o ginecologista seja consultado para que seja identificada a causa e, assim, indique o tratamento mais adequado para regular a ovulação, o que pode ser feito com o uso de medicamentos hormonais.

No caso em que a causa não é identificada mas a mulher quer engravidar, o médico receitar medicamentos que ajudem a regular o ciclo menstrual. Para saber qual a data da ovulação, insira os seus dados na calculadora a seguir:

Fonte tuasaude.com

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *