Os benefícios da dança para a sua saúde

0
22
benefícios da dança

Você conhece os benefícios da dança para a sua saúde? A dança é uma arte cênica que faz com que o corpo se movimente expressivamente acompanhando um movimento ritmado, como a música. Essa arte dos movimentos também pode compor a classificação das atividades físicas, e, juntamente a uma dieta saudável e a hidratação, pode influenciar positivamente no funcionamento do organismo. Além da saúde física, através justamente da liberdade de expressão que ela nos causa, a dança é capaz de melhorar não só a nossa saúde física, mas também a nossa saúde mental.

A dança pode ser a solução ideal para quem não se encaixa nos exercícios da academia e ainda almeja ter uma vida mais saudável. Seja acompanhada de um samba, forró, funk ou zumba, os efeitos podem ser bem satisfatórios e contemplam muito mais do que apenas os que apenas as demais atividades físicas proporcionam. É uma prática indicada a todas as idades, inclusive aos idosos que não precisam se preocupar apenas com procedimentos como o prótese dentária, mas com tratamentos capazes de curar além do corpo a alma. Conheça mais as vantagens de começar essa prática mais divertida e intensa:

Os benefícios da dança para seu corpo 

Se você almeja sentir a sensação de alívio após uma atividade física, queimar calorias, a dança pode ser o uma das opções. A capacidade da dança de fazer você alcançar essas metas depende da prática regular e duradoura, assim como a modalidade escolhida.

Um exemplo disso é a estimativa de uma aula de zumba ser capaz de queimar até mil calorias e ser capaz de te ensinar as coreografias das músicas que estão em alta no momento, enquanto a dança de salão queima cerca de 300 calorias e todo mundo vai querer te acompanhar nos movimentos.

Portanto, há modalidade varia em seus resultados, não tirando o fato de que qualquer uma delas pode influenciar na melhora do funcionamento de seu organismo.

Fortalecimento muscular 

As danças costumam a possuir repetições de movimentos, seja saltos, piruetas, movimentos rápidos, com a presença daqueles que se tornam bem característicos da modalidade. Essas repetições são capazes de fortalecerem os músculos e fazer com que diversos grupos musculares trabalhem ao mesmo tempo.

Cada uma das modalidades possuem um foco diferente, por exemplo. Enquanto o streetdance, o zumba e o ballet trabalham todo o corpo, a dança do ventre trabalha muito o movimento de pernas, cintura, costas e quadris. Caso você já exerça alguma modalidade com frequência, já deve ter percebido as alterações em seu corpo. Uma musculatura forte previne a incidência de fraturas e lesões.

Maior potência para o coração e pulmões

Com a prática de 30 minutos ao menos 3 vezes por semana, a dança pode fazer uma diferença em sua saúde. Essa regularidade faz com que a frequência cardíaca e respiratória aumente, o que significa auxiliar o seu coração a bombear maior quantidade de sangue para os músculos e para o corpo, e fazer com que haja a sensação de maior motivação. O melhor desempenho do sistema cardiovascular é retratado na melhor circulação do sangue, e reflete que está tudo funcionando corretamente.

Melhor postura 

A dança também é a responsável por trazer maior flexibilidade ao corpo, ajudando diretamente na melhora da postura. A execução do fortalecimento muscular, principalmente na região das costas, é também uma colaboração para essa vantagem. Músculos fortes te ajudam a obter um maior auxílio para mante a coluna vertebral ereta.

A postura também possui uma melhora por causa da percepção corporal, sendo comum que as aulas de dança sejam realizadas na frente de um espelho. Essa ocorrência objetiva que você olhe sempre para frente e que você desenvolva assim, uma maior noção do seu corpo e ganhe mais autoconfiança.

Benefícios da dança para a saúde mental

Como dito, a dança também pode trazer uma série de benefícios a sua saúde mental. Autoestima, aprendizado, humor, todos esses fatores são intensificados. As atividades físicas liberam neurotransmissores que levam ao prazer, podendo energizar o seu corpo e fazer com que você goste e sinta cada vez mais vontade de dançar.

Além da liberação da endorfina, há também a de serotonina e dopamina, outros hormônios responsáveis pelo deleite e felicidade. Esses hormônios se sobrepõem ao cortisol, o hormônio do estresse, o que favorece e potencializa ainda mais esses efeitos. 5 minutos de aula já são o bastante para te trazerem mais paz e bom humor. Logo, se você se concentra na coordenação dos movimentos, as preocupações não podem te incomodar.

 Como vimos, os benefícios da dança na nossa saúde geral são vários, o que só nos confirma como essa arte e atividade física pode revigorar o nosso bem-estar e qualidade de vida. Não hesite em começar se está é uma boa opção para você, mas caso não seja, não deixe de praticar algum exercício físico, existe uma variedade de opções para te fazer se mexer.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here