O que faz uma clínica de tratamento capilar

Uma clínica de tratamento capilar é um espaço onde se aplicam técnicas científicas para a contenção e redução da queda de cabelos, um problema que atinge muitos brasileiros. A fase adulta costuma proporcionar este desagradável em muitos homens e mulheres, o que os leva a buscar por soluções médicas.

Em uma clínica de tratamento capilar, a queda de cabelo e a rarefação dos fios são controlados através de métodos que passam por consumo de medicações a transplante capilar. O médico responsável pelo caso avalia o quadro do paciente e entende suas dores e necessidades, de modo a ajudá-lo da melhor forma possível.

Como uma clínica de tratamento capilar pode ajudar?

Antes de mais nada, é preciso compreender os principais fatores que contribuem para a queda de cabelo. Dentre os quais pode-se elencar, merecem destaque:

  • Alimentação desregrada;
  • Estresse;
  • Tração exagerada dos fios, atenuada por quem utiliza penteados como tranças e rabos de cavalo;
  • Herança genética;
  • Uso de determinados tipos de medicamentos;
  • Desequilíbrios hormonais;
  • Doenças do couro cabeludo;
  • Doenças autoimunes.

Seja qual for o motivo, pessoas de todas as faixas etárias se incomodam com a queda de cabelo e buscam ajuda em clínica de tratamento capilar. O problema, desagradável, pode afetar a autoestima dos pacientes.

Como evitar a queda de cabelo

Existem algumas ações que podem ajudar na prevenção da queda de cabelos. Isso pode acontecer, salvo em exceções como os casos de fator genético ou hormonal. Tais episódios são conhecidos como calvície feminina e calvície masculina. São nestes casos que se deve buscar ajuda em uma clínica de tratamento capilar.

Em alguns casos, a queda capilar pode ser provocada por ausência de determinadas vitaminas no organismo, estresse, problemas na tireoide ou uma alimentação desregulada. Através de exames de rotina, estes problemas podem ser identificados e controlados com tratamentos capilares mais apropriados.

Os diferentes tipos de tratamento

Em uma clínica de tratamento capilar, podem ser aplicadas várias soluções para conter a queda de cabelos. Uma das mais comuns é a indicação de fármacos. Existem alguns muito comuns, como o Minoxidil, famoso por bloquear os derivados da testosterona, sendo muito útil para combater a calvície masculina. Já a flutamida é mais indicada para ajudar na queda de cabelos de mulheres.

A finasterida também é outro fármaco bastante utilizado em tratamentos capilares. No entanto, é importante reforçar que o uso de nenhuma dessas opções é recomendável sem uma orientação médica, já que podem causar efeitos colaterais.

O transplante capilar também é uma medida de combate à queda de cabelos. O procedimento remove fios de áreas não afetadas para transplantá-los para as regiões calvas. Ele é utilizado em duas técnicas: FUE e FUT.

O FUE é um tratamento cirúrgico que possibilita um resultado natural, uma vez que as unidades foliculares são removidas individualmente da área doadora. Já no caso do FUT, que se caracteriza na remoção de uma faixa de couro cabeludo das laterais e da parte posterior do crânio, utiliza os folículos capilares não acometidos pela queda.

Embora mais rápida que a técnica FUE e com um custo menor, a FUT deixa uma cicatriz linear no couro cabeludo, possuindo uma recuperação levemente mais dolorosa. Se você está com problemas de queda de cabelo, não deixe de buscar uma clínica de tratamento capilar para que o procedimento mais adequado para o seu corpo seja indicado.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *