Medição de lucro: saiba como medir o retorno de sua clínica

0
15
Medição de lucro

Abrir um consultório ou uma clínica é o sonho de muitos estudantes de medicina e odontologia e saber sobre medição de lucro de sua clínica é essencial. Para que esse objetivo possa ser alcançado é necessário que além da idealização haja um planejamento detalhado e certeiro. A situação de um consultório médico e de um dentista em Ipatinga não é diferente.

O planejamento tende a ir além dos papeis, já que se preparar psicologicamente e financeiramente também é essencial. Sem o planejamento prévio devido, a quantidade de dinheiro investido e gasto, fará com que fique difícil saber se o negócio está bem posicionado e tendo um bom retorno.

Com isso, é importante realizar a análise do lucro esperado, pois além do capital de giro. Responsável pelo financiamento dos materiais que mantém a clínica, também se mostra importante avaliar os custos. Todos esses dados são utilizados para se conseguir a margem do lucro.

Aprenda o que significa o ROI e como essa técnica de finanças pode te beneficiar na hora de calcular o seu valor potencial de lucro:

O que é o ROI?

A sigla ROI vem da expressão em inglês “Return On Investment” (retorno do investimento) e se trata de uma métrica que auxilia a compreensão dos pormenores do processo financeiro, se o negócio está lucrando ou não. Esse cálculo mostra os valores que entraram e saíram do caixa do consultório em relação ao valor investido.

O ROI se mostra uma estratégia essencial para o gerenciamento das clínicas e consultórios. O investimento só deve ser feito após o planejamento ser traçado e assim, estimados os retornos prévios de cada quantia investida no orçamento.

Esse método de finanças é capaz de determinar qual será o lucro que vai cair através de cada ação e quais delas estão trazendo mais ganhos do que perdas. É bem simples e eficiente, com um cálculo periódico podem ser analisadas campanhas de marketing ou a instalação de um software.

Como calcular sua margem de lucro?

Para adquirir o ROI de sua clínica é necessário realizar a seguinte fórmula:

ROI = (lucros apreendidos — valor inicial investido) / valor inicial investido

Subtraia o valor total ganho pelo valor total investido e divida pelo valor encontrado e pelo número respectivo do investimento inicial. Assim, o investimento inicial irá consistir todo o valor aplicado no negócio, e a quantia arrecadada será correspondente ao lucro. Os valores apresentados no ROI devem ser os mais precisos e reais possíveis.

Dessa forma, a frequência com que esse cálculo será feito deve ser estabelecida, pois a periodicidade interfere nos resultados e influencia diretamente nos objetivos estipulados e no planejamento. Ao saber qual o lucro referente ao dinheiro injetado, se descomplica a sua visão geral de atuação.

Qual a importância de se calcular o ROI?

O ROI é um método de extrema importância para se facilitar o processo de gestão e a obtenção de sucesso do consultório. É através dos resultados gerados por ele que consegue se ter uma noção de como está sendo o desempenho das ações executadas. Nesse mesmo sentido, essa métrica contribui para que erros e problemas que possam negativar o orçamento sejam evitados.

O indicado é que esse cálculo seja realizado periodicamente, seja de semana em semana, de mês em mês, em um período trimestral, atendendo qual for a sua necessidade e a estratégia a ser tomada.

Portanto, por esse motivo se é relevante sempre retratar todas as operações das finanças para dados mais fiéis e informações mais completas. Os dados devem ser recolhidos, separados cronologicamente e guardados em um só lugar para uma maior acessibilidade e um maior controle sobre o movimento do caixa.

Requeira aos seus sócios e funcionários que arquivem notas fiscais, folhas de pagamento, recibos, boletos e todos os documentos que identifiquem a saída de capital, tanto em pequenas quantidades quanto em maiores.

Quais são as vantagens do ROI?

O cálculo do ROI é capaz de trazer diversas vantagens para o seu negócio como: projetos mais lucrativos, uma perspectiva geral mais abrangente e sistemática, facilidade na identificação de dados, e decisões mais simples e assertivas.

A margem de lucro do investimento é um método que ajuda a conhecer melhor a sua clínica/consultório e o seu empreendimento. Para que possa ser realizada de forma mais eficiente use um bom software especializado na obtenção do ROI de negócio. Essa automatização ajuda na medição e na execução do cálculo, e assim, a pureza dos valores e na melhor segurança das atitudes a serem tomadas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here