O jejum intermitente é uma boa ferramenta para ajudar a emagrecer, pois ficar um determinado período sem comer, diminui os níveis de insulina no sangue, o que estimula o organismo a usar as reservas de açúcar e obriga o corpo a usar as células de gordura para fornecer energia, o que contribui diretamente para o emagrecimento.

Ficar em jejum por um período mínimo de 14 horas, por exemplo, contribui diretamente para diminuir a ingestão de calorias na alimentação, o que ajuda na perda de peso. Além disso, o jejum intermitente é uma dieta onde não se sente fome e não se perde massa muscular, diferente de outras dietas com restrição de calorias, onde a perda de músculo é bastante comum.

O jejum intermitente, quando associado a uma alimentação saudável, com frutas, vegetais, e leguminosas, por exemplo, promove o emagrecimento e ajuda a prevenir doenças como diabetes tipo 2, obesidade, esteatose hepática, que é o excesso de gordura no fígado. Veja outros benefícios de se fazer o jejum intermitente.

 Jejum intermitente emagrece?

Como usar o jejum intermitente para emagrecer

O jejum intermitente pode durar de 2 a 6 meses e deve ser orientado por um médico ou nutricionista que escolherá entre os métodos existentes, como o jejum de dias alternados, onde se alterna entre dias onde não se come por um dia inteiro e retorna a comer normalmente no dia seguinte, jejum com restrição de tempo, que varia entre 14, 16 ou 18 horas sem comer, e o jejum onde se come por 5 dias normalmente e  mantém o jejum entre 1 e 2 dias da semana, por exemplo. Conheça melhor sobre os diferentes tipos de jejum intermitente e como fazer.

Estudos mostram que a perda de peso durante a dieta varia de acordo com o método de jejum intermitente adotado, a duração, o tipo de alimentação feita pela pessoa nos momentos em que se pode comer e se pratica atividade física regular ou não. 

Durante o jejum, bebidas como café e chás não adoçados e água podem ser consumidos. Ao fim do jejum, é importante fazer uma alimentação com baixa carga glicêmica para não aumentar muito o açúcar no sangue, priorizando vegetais, frutas, cereais integrais, como arroz e macarrão integrais, proteínas magras, como peixes brancos e frango e gorduras saudáveis, como azeite e castanhas.

Deve-se evitar a ingestão de alimentos muito gordurosos como frituras e margarina e carboidratos simples como açúcar refinado, doces, pão e arroz brancos, pois estes tipos de alimentos podem comprometer a perda de peso e causar doenças como diabetes e obesidade.

Veja mais detalhes de como fazer o jejum intermitente:

Opção de cardápio para  jejum intermitente de 16 horas

Este cardápio é apenas um exemplo do que se pode comer em um jejum intermitente de 16 horas:

Refeição

Dia 1

Dia 2

Dia 3

Café da manhã 

Jejum

Jejum

Jejum

Almoço (12:00)

1 bife de frango grelhado + 3 col de sopa de arroz integral + 2 col de sopa de feijão + salada verde + 1 laranja com bagaço

1 filé de peixe assado com legumes + 2 batatas pequenas cozidas +  couve refogada + 1 pera

1 pegador de macarrão integral com molho de tomate caseiro + 1 bife bovino grelhado + salada de alface, rúcula e tomate + 1 copo de suco verde

Lanche da tarde (15:00 / 16:00)

1 iogurte natural desnatado + 1 colher de chá de chia + 1 maçã

5 amêndoas + 1 fatia de pão integral com creme de ricota

1 iogurte natural desnatado + 1 banana

Jantar (19:00)

1 omelete de vegetais com 2 ovos, espinafre, cebola e tomate + 2 col sopa arroz integral + 2 col sopa salada feijão fradinho + 1 fatia média de melão

1 sobrecoxa de frango ensopada com quiabo + 2 batatas pequenas cozidas + salada de alface, tomate e agrião + 1 tangerina

1 posta de peixe ensopado + brócolis, cenoura e couve flor cozidos + 2 col sopa arroz integral + 2 col sopa feijão + 1 pêssego

Ceia

Jejum

Jejum

Jejum

Este cardápio é apenas um modelo de como o jejum intermitente pode ser feito. Para melhores resultados no emagrecimento, é fundamental receber o acompanhamento de um nutricionista, para uma orientação personalizada e escolha do tipo de jejum mais adequado.

Veja com a nossa nutricionista as fases e como emagrecer com o jejum intermitente:

Fonte tuasaude.com

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *