Em qual idade pode ser feita uma mamoplastia de aumento

A mamoplastia de aumento é a popular cirurgia plástica para inserção de silicone, aumentando o tamanho dos seios femininos. É o procedimento cirúrgico estético mais popular do Brasil e costuma trazer resultados muito satisfatórios para pacientes que antes não se sentiam confortáveis com o próprio corpo.

No entanto, anseios de mudanças positivas na própria aparência e melhoria de autoestima podem surgir independentemente da idade. De tal forma, acabam surgindo dúvidas referente à faixa etária que uma paciente deve ter quando opta por uma mamoplastia de aumento.

Mamoplastia de aumento: idade mínima e máxima

Em primeiro lugar, é necessário falar sobre a idade mínima possível para uma paciente poder fazer sua mamoplastia de aumento. Adolescentes costumam ter o desejo de melhorarem o que não consideram atraente em sua aparência, tanto quanto qualquer mulher adulta.

A orientação médica é que a paciente aguarde ao menos seis anos depois de sua primeira menstruação para fazer esse tipo de cirurgia plástica. Como a média do primeiro ciclo menstrual da mulher brasileira é aos 13 anos, uma idade mínima adequada seria a partir dos 18 anos, idade em que o desenvolvimento físico também pode se dar por completo.

Já a idade máxima não existe. Inclusive vem surgindo, nos últimos anos, um crescimento no número de pacientes acima de 65 anos que optam por fazer uma mamoplastia de aumento. Nesta faixa etária, pacientes costumam querer recuperar a aparência perdida pelo envelhecimento e pela amamentação, por exemplo.

Como a idade mais avançada traz consigo um grau maior de flacidez da cútis, pacientes mais velhas acabam, em alguns casos, optando pela mastopexia, que consiste na cirurgia de levantar as mamas e retirar o excesso de pele, fornecendo uma aparência mais jovem e firme. Neste caso, pode haver ou não a implementação de silicone em conjunto.

Cuidados antes da cirurgia

Todo o pré-operatório da mamoplastia exige algumas medidas e cuidados, como exames laboratoriais de sangue, de urina, radiografias e eletrocardiogramas. Ademais, a interrupção prévia de hábitos como tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas e de determinados tipos de medicação também são indicados.

Alguns dos principais cuidados que devem ser adotados pela paciente na véspera da cirurgia são:

  • Uso de sabonete antisséptico durante o banho, higienizando bem a região torácica;
  • Realizar jejum de oito horas, com a inclusão de líquidos;
  • Depilar, delicadamente, a região da axila, de modo a evitar ferimentos;
  • Fazer uma última refeição leve antes da operação.

Estar calma e relaxada, bem como com os exames em mãos no hospital no dia da cirurgia plástica são o suficiente. Busque levar roupas confortáveis e largas para utilizar e não esqueça do seu sabonete antisséptico e do seu sutiã cirúrgico.

A cirurgia de mamoplastia de aumento deve ser cuidadosamente conversada previamente. O acordo entre a paciente e o médico responsável pelo caso deve ser unilateral, para que o profissional entenda as necessidades e expectativas da mulher, bem como trace seu perfil de modo a escolher uma prótese de silicone adequada e em consonância com o volume e o tipo de corpo que a paciente apresenta.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *