A canela é uma especiaria aromática muito utilizada que pode ser consumida na forma de chá, água, tintura ou para temperar alimentos.

Quando a canela está associada a uma alimentação saudável e à prática regular de atividade física, pode favorecer a perda de peso, além de ser útil na prevenção da síndrome metabólica, pois graças aos seus compostos ativos (cumarinas e compostos fenólicos) possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e hipoglicêmicas.

Além disso, essa especiaria é uma excelente opção para substituir o açúcar, pois possui sabor ligeiramente doce, podendo ser usado no café e no preparo de panquecas, sobremesas e vitaminas saudáveis.

Este condimento, quando associado a uma alimentação equilibrada e à prática regular de atividade física, ajuda a favorecer a perda de peso e pode, até, ajudar a controlar a diabetes.

Como usar a canela para emagrecer

Para aproveitar os benefícios da canela e favorecer a perda de peso, é possível utilizá-la de diversas formas:

1. Chá de canela

Ingredientes

  • 4 paus de canela;
  • Algumas gotas de limão;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Colocar a canela e a água para ferver numa panela por 10 minutos. Depois, retirar os paus de canela, deixar amornar e espremer algumas gotas de limão antes de beber. Consumir 3 xícaras deste chá por dia, antes do café da manhã, do almoço e do jantar.

Para variar no sabor, é possível adicionar gengibre ao chá, por exemplo. Caso não consiga tomar o chá sem açúcar, pode-se acrescentar adoçantes naturais como stevia ou mel.

2. Água de canela

A água de canela pode ser preparada colocando-se 2 paus de canela em 1 litro de água, deixando repousar por alguns minutos. Pode-se acrescentar rodelas de limão, laranja, gengibre ou de maçã e folhas de menta, por exemplo, para que fique mais saborosa. Também é possível preparar o chá de canela e colocá-lo na geladeira ou acrescentar algumas pedras de gelo. 

3. Suplementos naturais

Existem ainda suplementos de canela que podem ser comprados em lojas de produtos naturais ou através da internet. Nestes casos, é aconselhado seguir as instruções do fabricante ou de um fitoterapeuta, no entanto, as doses indicadas costumam variar entre 1 e 6 gramas diárias.

4. Tintura de canela

A tintura de canela é uma preparação feita com canela e álcool, podendo ser comprada em lojas de produtos naturais ou pela internet, sendo recomendado usar de acordo com as orientações do fabricante. A tintura pode ser usada por quem não gosta do sabor da canela, devendo misturar algumas gotas em um copo de água e beber antes das principais refeições.

5. Incluir a canela na dieta

É possível adotar algumas estratégias para incluir mais vezes a canela na dieta e obter todos os seus benefícios, como acrescentar 1 colher de chá de canela em pó nos cereais, mingau, panquecas, bolos, iogurte, sucos, vitaminas, leite, café e chás.

Além disso, é possível também incluir a canela no preparo de alguns alimentos, como peixes, carnes, frango e tofu. Para preparar esse tempero basta moer 2 unidades de anis estrelado, 1 colher de chá de pimenta, 1 colher de chá de sal grosso e 2 colheres de chá de canela.

Veja como preparar receitas saudáveis com canela.

Quantidade diária recomendada

Para baixar de peso, é recomendado consumir entre 1 a 6 gramas de canela diariamente. Em medidas práticas, 1/2 colher de chá de canela em pó equivale a 2 g.

Por que a canela emagrece?

A canela melhora a eficácia da insulina no organismo, um hormônio que faz com que as células usem o açúcar do sangue de forma eficiente para produzir energia, e, por isso, ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue.

Além disso, inibe algumas enzimas pancreáticas chamadas amilases, fazendo com que a degradação dos carboidratos no trato digestivo aconteça de forma mais lenta, assim como a sua absorção, evitando os picos de insulina após a refeição. Quando se mantém os níveis de glicose no sangue constantes, a fome diminui, pois a ocorrência dos picos de insulina faz com que o corpo necessite de mais açúcar, favorecendo o consumo de alimentos e, consequentemente, o ganho de peso.

Devido ao seu sabor ligeiramente doce, a canela também ajuda a diminuir as calorias que são ingeridas, já que pode ser usada como substituta do açúcar e na preparação de alguns alimentos.

Alguns estudos científicos também indicam que é possível que o cinemaldeído, um dos componentes ativos da canela, induz o processo de termogênese e aumenta o metabolismo, fazendo com que o corpo queime mais calorias utilizando a gordura acumulada a nível abdominal, favorecendo a perda de peso. No entanto, são necessários mais estudos que comprovem esse efeito. Conheça outros benefícios da canela para a saúde.

Confira os benefícios da canela no vídeo seguinte:

Fonte tuasaude.com

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *