higiene infantil

Assim como a alimentação, a hidratação, as noites de sono e a vida ativa, a higiene também é essencial para uma vida saudável. Com isso, os bons hábitos quanto a ela devem ser aderidos desde os primeiros anos de vida. O processo de aprendizado dos pequenos quanto a higiene pode ser bem cansativo, mas tornar essa caminhada algo divertido e atrativo pode ser a solução.

A higiene vai muito além dos cuidados quanto a saúde bucal, com procedimentos como limpeza, clareamento e lente de contato dental. E abrange não só os cuidados quanto ao corpo, mas também quanto ao ambiente em que vive.

Desse modo, selecionamos as seguintes dicas para que você não possua problemas em ensinar o seu filho ou filha como se cuidar devidamente. Veja a seguir:

Se torne um modelo a ser seguido

Os cuidados quanto a higiene e a saúde em si devem ser mantidos não só pelo fato de ser você a principal referência de seu filho, mas para o seu próprio bem-estar e qualidade de vida. No entanto, não se desleixe, no processo de aprendizado você deverá executar todos os processos de forma correta, afinal, não se quer que a criança aprenda de forma errada.

Começando por medidas básicas como lavar as mãos, o cabelo e a prática da higiene bucal, é fundamental que você der o exemplo e ajude a fixar esses cuidados no dia-a-dia de seu filho.

Lavar as mãos sempre

Tal como escovar os dentes sempre após as refeições, o hábito de lavar a mão logo após e antes de realizar alguma ação é de extrema importância. Logo, a frequência dessa ação deve ser enfatizada a criança, para que ela não se contamine por vermes, germes e demais microrganismos.

Seja após chegar da rua, depois de usar o banheiro, e antes de se alimentar, fale da importância dessa ação para no combate a doenças e infecções.

Para tornar essa prática algo divertido, a dica é usar da escolha do sabonete ao seu favor. Existem uma variedade de sabonetes, de diferentes cores e formatos, e até mesmo relacionados a personagens infantis. Escolha por um que você saiba que irá atrair a criança de alguma forma, sempre pedindo sua opinião para que ela tenha gosto ao usar o produto.

Aprendizado lúdico

É importante que ao introduzir um cuidado ao seu filho você tente o ensinar de forma lúdica. Existem várias músicas de cunho infantil que retratam medidas higiênicas de maneira divertida e clara. Logo, investir em músicas pode ser a solução para que o novo aprendizado tenha melhor aceitação. Cante com seu filho e faça com que ele aprende a cantiga, assim ele sempre terá o cuidado em sua cabeça

Atenção na hora do banho

A hora do banho é cheia de ensinamentos, e por ser uma ação mais demorada, pode ser algo ainda menos interessante a criança, que preferiria está brincando ou assistindo algum desenho. As músicas e os sabonetes também podem ser grandes aliados desses processos, entretanto, não substituem as suas orientações.

Quanto a higiene íntima, é importante que desde o início seja ensinada para que o seu filho mesmo a realize. A independência do banho é crucial, e até que ela seja criada, é essencial que você está sempre por perto a auxiliando.

Cuidados quanto a higiene bucal

A higiene bucal é tão importante quanto a corporal e também deve ser vista como uma de suas prioridades. É interessante que você sempre acompanhe a criança durante a escovação, a mostrando os movimentos certos a serem feitos. Músicas não só didáticas podem trazer diversão a esse momento.

É importante que não só a escovação, mas a passagem do fio dental e o uso do enxaguante bucal seja explorado, ensinando desde já a como ter uma escovação precisa e completa. O creme dental e a escova também podem ser explorados para fazer com que o momento da higiene bucal seja algo prazeroso.

Tenha os brinquedos como ajudantes

Por fim, os brinquedos podem sim ser os seus melhores amigos nesses momentos, leve eles sempre com você. Além de trazer um espírito de brincadeira, são os responsáveis por cativar ainda mais o seu filho para os ensinamentos. Outro detalhe importante é que os brinquedos geralmente são portadores de germes e leva-los ao momento do banho pode ser o momento certo para higieniza-los também.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *