Clínicas consultórios e centros médicos

Clínica, consultório, e centro médico são frequentemente utilizados como sinônimos, entretanto, não se rementem a um mesmo estilo de local.

Até mesmo para os jovens e experientes profissionais esse contraste não se mostra tão evidente. São muitos aqueles que desejam abrir um negócio no ramo da saúde, mas não sabe em qual tipo ele se compreende.

Seja no ramo da saúde geral ou da odontologia, com tratamentos como o aparelho ortodôntico, é importante saber essa diferença para dominar melhor o seu empreendimento e investimento. Veja como é realizada essa diferenciação e amplifique a sua visão de mercado:

Clínica

A principal característica de diferenciação das clínicas para o consultório é que esse local não possui enfoque somente na prestação de serviço. A estrutura desse tipo de estabelecimento é melhor e com a presença de equipamentos e materiais mais recentes e de melhor processamento, não excluindo o atendimento. Logo, a diferença está no maior leque funcional das clínicas para o consultório.

A clínica possui uma série de procedimentos e diferentes serviços oferecidos, exames de diferentes especialidades e complexidades, indo muito além do relacionamento entre paciente e especialista.

Uma definição acolhida de clínica é um grupo de consultórios, mesmo que não se trate de seu sentido completo, é aceitável. Outra diferença é que são estabelecimentos abertos por meio de um CNPJ, ao contrário dos consultórios.

Consultório

Os profissionais de saúde, quando trabalham em um consultório, devem em maior intensidade, se preocupar com a qualidade do atendimento a seus pacientes. Na maioria dos casos, existem outras variedades de procedimentos oferecidos, contudo, não se trata de algo regulamentado. O foco está nas consultas, como o próprio termo indica.

Mais de um profissional são capazes de compartilhar um consultório na prestação de seu serviço. Mesmo que estejam dividindo o mesmo compartimento, os profissionais podem ter atuações diferentes, possuindo sua própria secretária e carteira de pacientes.

Os custos em comum são divididos entre os usuários, menos os honorários. Para efetuar a abertura de consultórios deve se relacionar o local a uma pessoa física, um CPF.

Centro médico

Um centro médico abrange vários alojamentos que podem oferecer diversos tipos de prestações de serviços ligados a saúde. Ao contrário de uma clínica e de um consultório, o centro médico deve ser composto, obrigatoriamente, dessa variedade de serviços.

Logo, as clínicas possuem profissionais com apenas uma especialidade, e já os centros médicos oferecem diversos especialistas, com diversas ramificações da medicina, tendo a definição de se tratar de um grupo de clínicas, mesmo que não apresente sua total complexidade.

Sabendo disso, é importante enfatizar que os próprios estabelecimentos costumam trocar os nomes, se apresentando de forma errônea.

Se você é um profissional da saúde que deseja se posicionar no mercado ou abrir um negócio na área, é essencial que não se acomode como a concorrência e seja coerente quanto a definição do estabelecimento que pretende trabalhar ou abrir.

É sabendo distinguir esses termos que você compreende e aprende como se prostrar, como se distinguir e destacar diante a tantos outros profissionais qualificados.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *