Autocuidado: a importância de cuidar do corpo e da mente

0
28
Autocuidado

Simplificando o autocuidado, se trata, justamente do cuidado próprio, seja do próprio físico ou emocional. Nessa era da produtividade, muito se fala sobre a importância da saúde metal e estar sempre atento a seu estado e complicações, tendo um melhor olhar sob si mesmo. Uma das justificativas para essa preocupação é a maior incidência de situações de estresse e casos de ansiedade e depressão.

Desse modo, temos a confirmação de um estilo de vida que impacta fortemente em nosso físico e emocional. A rotina excessiva de trabalho, a preocupação intensa e constante, a pressão e a alta competividade do mercado profissional e acadêmico contribui para esse cansaço geral.

A vida passa tão rapidamente para certas pessoas que elas não conseguem parar e realizar os cuidados que seu corpo necessita, seja cuidados pessoais, por tratamentos médicos ou procedimentos odontológicos como a prótese dentária. Muitos são ensinados a não demonstrar sofrimento e preocupações, se sufocando em seus próprios sentimentos. Então procure sempre entender seu corpo, seus sentimentos e emoções.

Por uma vida mais harmônica

Mesmo que manter a harmonia entre todas as áreas de nossa vida seja impossível, o desequilíbrio em que algumas se encontram é momentâneo. A vida proporciona altos e baixos e sempre haverá situações de incômodo e desconforto.

Portanto, busque sempre o equilíbrio emocional para melhor lidar com essas situações do cotidiano. Cuidar de si mesmo pode aparentar ser bem complicado mais, mesmo sendo, se trata de algo que busca te proporcionar uma melhor qualidade de vida e bem-estar.

O autocuidado é talvez o que falta para conseguimos alcançar uma saúde e um estado de felicidade estável. Os cuidados consigo mesmo devem ser mantidos e melhorados ao longo da vida, gradualmente, conforme a fase da vida na qual estamos. Cultivar a harmonia entre as áreas da sua vida também é um dos autocuidados.

Áreas que requerem um maior autocuidado

Físico: se trata da saúde do corpo movida pela prática de atividades físicas e de uma alimentação saudável.

Emocional: Tão importante quanto a física, a manter uma boa saúde mental evita transtornos mentais como a depressão e a ansiedade, que afetam diretamente sua relação com o mundo e as pessoas a sua volta, e o seu relacionamento com você. Além disso, situações estressantes, noticiais ruins, intrigas e costumes tóxicos afetam diretamente o seu emocional.

Profissional: O ambiente profissional é geralmente o ambiente que proporciona as maiores incidências de situações estressantes. A busca por um grande cargo, pela carreira inspiradora e principalmente de uma boa condição financeira são metas que nunca possuem fim, já que sempre almejamos mais.

Social: Os laços que cultivamos, independente com que interesse, são extremamente relevantes para obtermos mais prazer e felicidade. Quando nos vermos na carência de relações sociais nos sentirmos sozinhos e desanimados.

Pessoal: A nossa vida pessoal se trata do conjunto de nossos sonhos e desejos mais íntimos e que muitas vezes não são compartilhados. A autossabotagem por exemplo é um dos principais obstáculos que enfrentamos ao correr atrás de nossos sonhos.

Familiar: A família pode ser uma das principais fontes alegria, ao mesmo tempo que pode ser a fonte principal de irritação e sofrimento, podendo afetar diretamente em todos os demais âmbitos.

Relacionamento: O relacionamento amoroso também é capaz de proporcionar uma série de momentos felizes, ao mesmo tempo que de desconforto e tristeza. Portanto, requer um emocional blindado e inteligente.

Não procrastine com o autocuidado

Desejos como o de obter amizades mais verdadeiras, trabalhos que nos agradem, fazer sempre as decisões corretas, podem se tornar realidade a partir das decisões mais simples. Quando priorizamos o nosso bem-estar, garantimos uma vida mais saudável e feliz.

Contudo, o desempenho que se origina dessa escolha auxilia também na criação de iniciativas beneficentes ao próximo, já que só podemos oferecer aquilo que já desfrutamos. Portanto, não ignore as suas próprias necessidades e adote atitudes que te faça crescer com uma saúde mental em dia.

Se alimentar de maneira saudável, se exercitar regularmente, se livrar de ressentimentos, fazer o que gosta e reservar um tempo para você e com quem você ama são algumas das atividades que podem te auxiliar no processo de autocuidado. Faça o que te faz sorrir e busque coletar o máximo de bons momentos possíveis, de forma que mesmo com a incidência dos momentos ruins, haja sempre uma fonte de motivação.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here