A anorexia e a bulimia são transtornos alimentares, psicológicos e de imagem em que as pessoas possuem uma relação complicada com a alimentação, podendo trazer diversas complicações para a saúde da pessoa caso não seja identificada e tratada.

Enquanto na anorexia a pessoa não come com medo de engordar, apesar de na maioria das vezes a pessoa estar abaixo do peso ideal para a idade e para a altura, na bulimia a pessoa come tudo o que deseja, mas depois provoca o vômito pela culpa ou remorso que sente, com medo de engordar.

Apesar de serem semelhantes em alguns aspectos, a anorexia e a bulimia são transtornos diferentes, devendo ser devidamente diferenciadas para que o tratamento seja o mais adequado.

Anorexia e Bulimia: o que são e principais diferenças

1. Anorexia

A anorexia é um transtorno alimentar, psicológico e de imagem em que a pessoa enxerga-se gorda, apesar de estar abaixo do peso ou no peso ideal e, por causa disso, a pessoa passa a ter comportamentos muito restritivos em relação à comida, como por exemplo: 

  • Recusar comer ou exprimir um medo constante em ganhar peso;
  • Comer muito pouco e tem sempre pouco ou nenhum apetite;
  • Estar sempre de dieta ou conta todas as calorias dos alimentos; 
  • Praticar regularmente atividade física com a intenção apenas de perder peso.

Quem sofre desta doença, tem tendência para tentar esconder o problema, e por isso vai tentar esconder que não come, fingindo algumas vezes a ingestão de alimentos ou evitando almoços de família ou jantares com amigos, por exemplo. 

Além disso, em um estado mais avançado da doença, pode haver também impacto no corpo e metabolismo da pessoa, resultando, na maioria das vezes, em desnutrição, que leva ao aparecimento de outros sinais e sintomas como ausência de menstruação, prisão de ventre, dor abdominal, dificuldade em tolerar o frio, falta de energia ou cansaço, inchaço e alterações cardíacas.

É importante que os sinais e sintomas de anorexia sejam identificados para que o tratamento seja iniciado logo em seguida, prevenindo complicações. Entenda como é feito o tratamento da anorexia.

2. Bulimia

A bulimia é também um transtorno alimentar, no entanto nesse caso a pessoa quase sempre tem o peso normal para a idade e altura ou está ligeiramente acima e deseja perder peso.

Normalmente a pessoa com bulimia come o que tem vontade, no entanto depois acaba por possuir sentimento de culpa e, por isso, pratica atividades físicas de forma intensa, vomita logo após as refeições ou faz uso de laxantes para evitar o ganho de peso. As principais características da bulimia são:

  • Desejo de perder peso, mesmo quando não precisa;
  • Vontade exagerada de comer em alguns alimentos; 
  • Prática exagerada de exercício físico com a intenção de emagrecer;
  • Ingestão exagerada de alimentos; 
  • Necessidade constante de ir sempre ao banheiro depois de comer;
  • Uso regular de remédios laxantes e diuréticos;
  • Perda de peso apesar de aparentar comer muito;
  • Sentimentos de angústia, culpa, arrependimento, medo e vergonha depois de comer em excesso. 

Quem tem esta doença, tem sempre tendência para tentar esconder o problema e por isso come muitas vezes escondido tudo o que se lembra, não conseguindo muitas vezes se controlar.

Além disso, devido ao uso frequente de laxantes e estímulo do vômito podem também alguns outros sinais e sintomas, como alterações nos dentes, sensação de fraqueza ou tontura, inflamação frequente na garganta, dor abdominal e inchaço das bochechas, já que as glândulas salivares podem ficar inchadas ou atrofiadas. Veja mais sobre a bulimia.

Como diferenciar anorexia e bulimia

Para distinguir entre estas duas doenças, é necessário focar nas suas principais diferenças, pois embora possam parecer bem diferentes podem ser facilmente confundidas. Assim, as principais diferenças entre estas doenças incluem: 

Anorexia nervosa Bulimia nervosa
Deixa de comer e nega-se a comer Continua comendo, na maioria das vezes compulsivamente e em exagero
Perda de peso grave Perda de peso apenas um pouco acima do normal ou normal
Grande distorção da própria imagem do seu corpo, vendo algo que não está de acordo com a realidade Faz uma menor distorção da imagem do seu corpo, vendo-o muito semelhante à realidade
Começa muita vezes na adolescência Começa muitas vezes já na idade adulta, por volta dos 20 anos
Constante negação da fome Existe fome e ela é referida
Geralmente afeta pessoas mais introvertidas Geralmente afeta pessoas mais extrovertidas
Não vê que está com um problema e acha que o seu peso e o seu comportamento estão normais O seu comportamento causa vergonha, medo e culpa
Ausência de atividade sexual Existe atividade sexual, embora possa ser reduzida
Ausência de menstruação Menstruação irregular
Personalidade muitas vezes obsessiva, depressiva e ansiosa Muitas vezes apresenta emoções excessivas e exageradas, oscilações de humor, medo do abandono e comportamentos impulsivos

Tanto a anorexia como a bulimia por se tratarem de transtornos alimentares e psicológicos, necessitam de acompanhamento médico especializado, sendo necessárias sessões de terapia com um psicólogo ou psiquiatra e consultas regulares com o nutricionista para que sejam verificadas as deficiências nutricionais e possa ser estabelecida uma relação mais saudável com a comida.

Confira no vídeo a seguir algumas dicas que ajudam a superar esses transtornos:

Fonte tuasaude.com

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *