Anemia: causas, tipos e prevenção

0
30
Anemia

A anemia é definida pela incidência da hemoglobina do sangue está abaixo do nível considerado normal pela medicina. Pode ser motivada pela ausência de nutrientes considerados fundamentais pelo organismo, e não possui restrição de infectados.  Entretanto, crianças e mulheres grávidas ou em período de amamentação.

Assim como tratamentos e procedimentos estéticos, como o implante dentário, necessitam de um reconhecimento da área para serem executados, saiba a seguir quais fatores levam a anemia e como se policiar contra essa complicação:

Anemia e a falta de vitamina

O ferro é uma vitamina que auxilia no processo de sintetização dos glóbulos vermelhos da corrente sanguínea, além de ajuda na locomoção do transporte de oxigênio e na sua chegada a todas as células do corpo. É através da ausência do consumo de alimentos com ferro e nutrientes essenciais para o sangue, que a anemia se desenvolve, contribuindo com que o oxigênio não chegue a todos os lugares necessários que ocorre pela falta de hemoglobina suficiente.

Na maioria dos casos a anemia se desenvolve pela falta do ferro no organismo, porém, não é apenas a sua carência que a influencia, podendo ser a falta de proteínas, da vitamina B12 ou de ácido fólico (B9).

Quais são os tipos de anemia?

A anemia possui 4 definições, são elas crônica, aguda, hereditária e adquirida. As anemias crônicas são causadas pela doença de base, algumas genéticas e outras que foram adquiridas, como é o caso da falta de nutrientes.

Esse tipo de anemia quando desencadeado na gestação pode ser motivado pela carência de ferro (anemia ferropriva) ou de ácido fólico. As agudas estão relacionadas a perda de sangue que geralmente é devida a cirurgias e acidentes.

Principais causas

Baixos níveis de ferro

O ferro é um dos nutrientes essenciais para a nossa saúde e atua na concepção da hemoglobina, a proteína que compõe cerca de 30% de cada glóbulo vermelho. Devido ao baixo nível de ferro, a medula óssea não atua na sintetização de hemoglobinas da maneira ideal, fazendo com que se desenvolva a anemia.

Com isso, é necessário ressaltar a importância de consumir alimentos que contenham ferro em sua composição. Pessoas adeptas de uma dieta vegetariana podem encontrar esse nutriente em certas leguminosas, verduras de folhas escuras e frutas, mesmo que em quantidade reduzida.

Fatores hereditários

A anemia hereditária ou falciforme, se remete as mutações genéticas que envolvem a fabricação das hemácias. Essas mudanças podem se ocasionar na membrana responsável por esse processo, ou nas substâncias existentes em seu interior, como as proteínas e hemoglobinas.

Portanto, sabendo disso, procure uma alimentação rica em nutrientes e vitaminas, é somente através do cuidado com a sua dieta que essa problemática será evitada. Para gerir e suprir a necessidade que seu organismo possui por essas substâncias de forma certeira, consulte um nutricionista. E caso você esteja com sintomas que se assemelhem aos da anemia, procure já por um acompanhamento médico, atrelado a reeducação alimentar necessária.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here