A prática de esporte para crianças e adolescentes

0
29
A prática de esporte para crianças e adolescentes
A prática de esporte para crianças e adolescentes

A prática de atividade física, como a do esporte, é recomendada para qualquer idade, já que é um dos pilares de uma vida saudável juntamente a uma boa alimentação. A prática do esporte como uma das opções proporciona uma série de benefícios ao nosso corpo, ajudando na manutenção do físico, promovendo uma sensação de bem-estar e atuando na melhora da produtividade e qualidade de vida do praticante. Além disso, atua diretamente na aparência, e permite uma melhor imagem juntamente a procedimentos estéticos, como a aplicação da lente de contato dental.

Com as crianças e jovens, não seria diferente. Para essa faixa etária os benefícios não se limitam a apenas os citados, abrangendo vários outros. Veja quais sãos esses benefícios diferenciados:

Melhor coordenação motora

A prática do esporte possui um papel importante na coordenação motora das crianças. A frequência das atividades esportivas na rotina, quanto maior, influencia mais em seu desempenho, e é por esse motivo que os profissionais da saúde recomendam essa prática desde os primeiros anos.

É essencial abordar uma variedade de atividades esportivas no cotidiano dos alunos, uma vez que durante essa fase eles possuem uma maior facilidade de aprendizado e para desenvolver novas habilidades. O resultado da prática equilibrada de exercícios físicos, sem exagerar, equivale a formação de adultos mais saudáveis e de melhor desempenho.

Fortalecimento físico

As atividades esportivas estão relacionadas ao nosso desenvolvimento físico. Muitas pessoas buscam por uma atividade que resulte no emagrecimento ou para começar uma vida mais ativa. Se tratando do público infanto-juvenil, além de prevenir futuros problemas de saúde, o esporte colabora com o fortalecimento do corpo, já que sua prática age no desenvolvimento da massa muscular da criança. Por esse motivo, alunos que praticam esportes desde pequenos possuem músculos e estruturas ósseas em melhor conservação.

Bom funcionamento do metabolismo

Outro fator positivo da prática de esportes é que nosso metabolismo possui um bom funcionamento na infância. O metabolismo é o encarregado pela produção de energia que permite uma maior atenção e um melhor condicionamento durante o percurso do dia e ajudando no desemprenho escolar. O funcionamento ideal do metabolismo é essencial para o controle de calorias.

Formação integral

Outro benefício da inclusão do esporte na infância e juventude é o desenvolvimento de competências técnicas e habilidades cognitivas e emocionais, colaborando assim para sua formação integral.

Os estudantes de qualquer idade desenvolvem um melhor relacionamento com os professores e demais colegas durante a prática esportiva grupal, além de oferecer iniciativa e melhorarem a capacidade de memorizar.

Aplique diferentes técnicas de escolha

Um fator importante para incentivar o contato da criança com o esporte é ajuda-lo durante o processo de escolha. É necessário ter nas mangas diversos métodos para que a decisão seja feita, visionando que seja tomada a melhor opção.

A criatividade na hora de abordar as modalidades é importante, uma vez que a criança ainda não possui uma noção e ainda não teve contato com a prática esportiva. Não se limite aos previsíveis como a televisão e o YouTube. O melhor a se fazer é trazer essa experiência no ambiente familiar, para que ao realmente praticar e vivenciar o esporte, a escolha venha certeira.

Com a tecnologia cada vez mais presente no nosso dia-a-dia, é fundamental que a criança veja o esporte um momento de lazer e de socializar. Além disso, as modalidades devem ser mostradas como uma solução a uma vida mais saudável e ativa, e ao combate ao sedentarismo. Leve em conta que o esporte para atrair uma criança deve ser abordado de forma lúdica e acolhedora.

Opções de esportes

São várias as opções de esportes disponíveis e todas elas podem ser praticadas na infância. A natação, por exemplo, é um dos mais escolhidos pelas crianças, na maioria das vezes pelo contato com a água ser algo bastante agradável e divertido ao público. O futebol e futsal, por serem a modalidade mais popular em nosso país, podem inspirar e no final influenciar na escolha. Outras opções são: vôlei, basquete, handebol, artes marciais e danças.

Portanto, não deixe de incentivar seu filho a prática de esportes, são vários os benefícios e resultados positivos a serem colhidos no futuro. A prática de atividade física é decisiva em casos de adoecimento por viroses e enfermidades, atuando no fortalecimento do corpo e na melhora de sua imunidade. Então, preocupe e zele pela saúde da criança, uma série de danos pode ser evitados, e nada melhor do que ver em primeira mão o seu bom crescimento e desenvolvimento.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here